Notícias

28 de Junho de 2016

Em uma realização da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Extremo Oeste (ASSENAR) e da Construtora e Incorporadora Cleonor Mahl, aconteceu em São Miguel do Oeste uma palestra sobre Protensão. Com os principais conceitos e sua aplicabilidade do projeto à execução, o evento ocorreu nesta quinta-feira (23), às 19h, no auditório da ACISMO, em São Miguel do Oeste. A palestra foi proferida pelas empresas SEP Engenharia e SUL Protensão, através dos engenheiros civis Sílvio Edmundo Pilz, Daniel Augusto Pilz e Alan Sean Schutz.

PROTENSÃO

A protensão consiste em aplicar esforços no concreto de forma inteligente para reduzir as tensões de tração dos elementos estruturais. Entre os benefícios estão mais liberdade e flexibilidade arquitetônica, economia na estrutura e mão de obra, durabilidade e qualidade da obra.

 

Na abertura do encontro, o engenheiro Fernando Roberto Vidor, que integra a diretoria da ASSENAR, explicou que a associação objetiva unir a classe, os engenheiros e arquitetos, com a realização de eventos e capacitações. “A idéia é criar eventos, palestras e cursos, para reunir a classe e fortalecer a questão da engenharia e arquitetura, para mostrar à sociedade a sua função e responsabilidade num projeto, numa obra”. Para Vidor existem inúmeras vantagens na aplicação e execução da protensão, uma tecnologia que confere ao concreto maior resistência à tração. A ASSENAR, que atua nos municípios do Extremo Oeste, atualmente, possui em torno de 300 associados.

 

O engenheiro Daniel Augusto Pilz, da empresa Sul Protensão de Chapecó, disse que a finalidade da palestra foi para demonstrar aos engenheiros e donos de empresas construtoras a aplicabilidade, as vantagens e as facilidades da protensão, que é o sistema estrutural novo no mercado e pode ser usado em todos os tipos de obras. “A protensão consiste em colocar nas lajes e vigas um aço de consistência maior que o convencional, cuja força deve ser aplicada após a concretagem, ou seja, é aplicar a força máxima no aço especial para que ele tenha maior resistência e ajude a estrutura da obra funcionar melhor”, explicou.

Alan Sean Schütz
Eng.º Civil CREA/SC 092362-9
eng.schutz@gmail.com
(49) 9145.1260
Daniel Augusto Pilz
Eng.º Civil CREA/SC 105427-4
eng.pilz@gmail.com
(49) 9101.9517
Sul Protensão © Todos os direitos reservados.